sábado, 15 de agosto de 2009

O Poder da Oração



Lí um livro muito interessante que traz por título: "A Oração Eficaz Pelos Perdidos" de Lee E. Thomas. O tema é desafiador. Temos orado pelos perdidos? Sim. Será que a oração está sendo eficaz?

Ao orar, devemos apresentar a Deus razões fortes por que nossas orações devem ser respondidas (Is 41:21). Essas razões devem ser sempre baseadas na Bíblia. A primeira que podemos destacar é o nosso amor por eles, também podemos destacar a fé para a salvação, e o poder da oração do justo (Tg 5:16b). A oração o é amor de joelhos, segundo Huegel: "quando o homem ora, Deus trabalha". Comunhão e Oração fazem a diferença. Jesus Disse: "Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido" (Jo 15:17). O versículo sugere que os crentes obedientes têm as suas orações respondidas. Com certeza, o maior exemplo para nós é o próprio Senhor Jesus Crito que orava sem cessar. Ele sentia compaixão pelos perdidos, por todos aqueles que estavam alienados de Deus.

A menos que o Espírito Santo removas as vendas demoníacas e abra a mente e o coração dos perdidos, eles não podem ser salvos porque as coisas de Deus são "loucura para eles" (I Co 2:14). A palavra loucura em grego é "moron", que em algumas línguas é definida como "imbecil". É assim que os perdidos vêem o Evangelho, como sendo uma imbecilidade, uma estupidez; é o "valente, homem forte" na vida dessa pessoa que lhe causa essa atitude negativa em relação ao evangelho. Jesus em Mc 3:27 acrescenta que "ninguém" pode ajudar aqueles indivíduos até que o homem forte seja amarrado. (THOMAS, Lee E. p. 35)

A Palavra de Deus é para Satanás como a criptonita para o Super-Homem - ela torna-o fraco e indefeso. Ela também dizima o reino do inimigo libertando os cativos, pois vocês "Conhecerão a verdade, e a verdade os libertará" (Jo 8:32). Mas observe, não é a verdade que o libertará, mas a verdade que você conhecer. Portanto, Satanás faz de tudo que pode para impedir as pessoas de "conhecerem" a verdade.

Deus não precisa ser convencido através de nossas orações para salvar os perdidos, afinal, Ele "não quer que ninguém pereça" (II Pe 3:9), Ele enviou Jesus para salvar o mundo (I Jo 2:2). A oração pelos perdidos é uma luta, uma batalha espiritual para libertação da influência demoníaca para a salvação. A Bíblia relata a relação dos perdidos com Satanás: prisioneiros, escravos, filhos do diabo, cegos para o evangelho e influenciados por ele (At 26:18; Jo 8:44; II Co 4:3,4; Ef 2:2; I Jo 5:19). A oração nos faz agentes de libertação, ela é a nossa arma mais poderosa.

Como agentes, soldados do exército de Deus, necessitamos de armas para essa peleja renhida. Uma das armas é o poder do sangue de Cristo. Ao clamamos pelo sangue de Cristo, relembramos Satanás e todos seus demônios que eles já estão derrotados pelo poder do sangue vertido na cruz. Cristo cancelou, riscou a cédula que era contra nós, libertando-nos plenamente (Cl 2:14,15). O nome de Jesus é outra arma poderosa "... até os demônios se submentem a nós, em teu nome" (Lc 10:17b). O nome do Senhor é poderoso pois Jesus é Senhor sobre todos através da criação (Cl 1:16); é Senhor através da crucificação (Hb 2:14b, 15); é Senhor através da coroação (I Pe 3:22). A "Espada do Espírito" (Ef 6:17) é a arma de ataque, utilizada juntamente com o "Escudo da Fé"; e não esqueçamos que o Louvor faz a diferença, derrota o inimigo (II Cr 20). Outra arma fundamental em nossoa arsenal é o jejum, ele alimenta a alma, potencializa a oração. II Co 10:4,5 nos diz que: "As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos, e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo". Essas são as poderosas armas da oração, projetadas para "destruir fortalezas, expulsar argumentos e capturar pensamentos".

O poder da oração é surpreendente. Se pudessemos ver o que está acontecendo no reino espiritutal quando oramos, teríamos um grande ânimo. Em II Re 6:17 Eliseu pediu a Deus que lhe abrisse os olhos. Deus assim o fez, ele pode ver os cavalos e carruagens de fogo que o estavam protegendo contra o inimigo. Continuemos orando pelos perdidos, mesmo que não enxerguemos algo sobrenatural, sabemos que as orações estão sendo respondidas.
O autor do livro conclui o último capítulo, entitulado "O Compromisso" , chamando a atenção para a razão de sua publicação. Ele deseja que as verdades bíblicas a respeito da oração pelos perdidos penetrem no coração do leitor e que o leitor sempre recorde: "o destino eterno de alguém está em suas mãos - alguém irá morrer, e irá para o inferno a menos que você ore!
Existem muitas terras distantes as quais não podemos ir pregar o evangelho. Viajando de joelhos poderemos todas alcançar, muitas almas para o Senhor ganhar.
Bibliografia Consultada:
BÍBLIA SAGRADA.
THOMAS. Lee E. A Oração Eficaz Pelos Perdidos. 2ªEd. SIM-Brasil. Londrina -PR. 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário