sábado, 6 de junho de 2009

Liberdade e Libertinagem


Falar sobre liberdade no mundo hodierno parece uma incógnita. O termo liberdade parece se confundir com libertinagem. Na Bíblia Sagrada encontramos vários textos que falam sobre a liberdade. Posso citar um bem conhecido: João 8:32 "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". O texto bíblico nos ensina que os termos liberdade, conhecimento e verdade tem uma relação intrínseca. A palavra verdade em grego aletheia parece sempre ligada a palavra liberdade euletheria, é uma conexão de suma importância, denota que a verdade liberta.

Podemos destacar três tipos de liberade:

Liberdade Total ou "Libertinagem": É o estilo de vida hedonista, que tem como alvo maior o prazer. Independência é uma palavra-chave para esse estilo de vida, independência de tudo e de todos. Palavras como devassidão, depravação e corrupção são "sinônimos" de libertinagem.

Liberdade Restrita: A liberdade restrita aos poucos torna-se imposição e legalismo. Passa a exigir a observancia de alguns rituais e preceitos (tem uma semelhança profunda com o perfil dos fariseus da época de Jesus). Palavras-chave para o legalismo são: NÃO FAÇA! ou É PROIBIDO! A preocupação maior do legalismo não é dizer o que se pode fazer, mas a ênfase está na restrição. Infelizmente alguns cristãos ainda vivem sob o jugo do legalismo. Acreditam que por seus esforços, e somente por eles conseguirão agradar a Deus e ser abençoados. Muitas vezes se assemelham ao homem rico de Lucas 18:18-30 que julgava guardar todos os mandamentos mas esqueceu o principal "Porque toda Lei se cumpre numa só palavra, a saber: amarás ao teu próximo como a tí mesmo " Gálatas 5:14.


Liberdade Cristã: É a Liberdade Plena, que provem de Cristo e é portanto uma conquista que envolve benefícios graciosos. Essa liberdade deixa de ser liberdade de para se tornar liberdade para. Pela fé a liberdade propicia ao cristão:


Liberdade do Pecado: Rm 8:2 "... Jesus me livrou do pecado..."


Liberdade do juizo e condenação: Rm 8:1 "... nenhuma condenação há para os que estão em Cristo"

Liberdade da cegueira espiritual: Jo 8:12 "... terá luz na vida"


Livre de Satanás e seu poder: Tg 4:7 "Submetei-vos a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós".


A Liberdade é um dos beneficios da habitação do Espírito Santo. II Co 3:17 "... onde está o Espírito do Senhor, há liberdade".


Devemos usar nossa liberdade com responsabilidade. "Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera... esse será bem-aventurado no que realizar" Tg 1:25. Em Deus, e somente por Ele, podemos expressar a verdadeira liberdade e felicidade.


Imagem fonte: http://fogodoceu.files.worpress.com/2008/11/liberdade21.jpg